Como otimizar a velocidade do seu site com a ferramenta PageSpeed

Como otimizar a velocidade do seu site com a ferramenta PageSpeed

Sabemos que a velocidade de carregamento de uma página é um dos diversos fatores que influência no posicionamento de um site no Google, além disso, um site lento, que demora para ser exibido, pode reduzir e muito a quantidade de visitas, engajamento e consequentemente conversões para o seu negócio.

Atualmente, vivemos em uma época em que a informação tem que ser entregue de forma rápida e dinâmica, temos que entender que os usuários podem estar acessando um determinado site através de contextos de uso diferentes, por exemplo, você pode estar lendo esse artigo através de um dispositivo móvel com uma conexão a internet reduzida enquanto aguarda um lanche em um determinado shopping de sua cidade, caso este conteúdo leve tempo demais para ser apresentado a você, posso ter perdido a chance de tê-lo como visitante deste blog, isso por que você como a maioria dos usuários não teve a paciência de aguardar o lento carregamento da página e foi pesquisar pelo assunto no blog de uma outra empresa, ou simplesmente pelo fato do garçom ter sido muito mais rápido ao entregar o seu pedido.  :)

Certo… Mas não entendi muito bem o que significa Contexto de Uso.

O contexto de uso está basicamente relacionado ao ambiente, equipamento e as tarefas que um determinado usuário deve realizar para alcançar um determinado objetivo.

Utilizando a ferramenta PageSpeed Insights do Google

A PageSpeed Insights é uma ferramenta que permite analisar o conteúdo de um site ou blog, fornecendo um relatório com sugestões para reduzir o tempo de carregamento de suas páginas.

Para realizar uma análise de suas páginas, você deve acessar a ferramenta através do link, http://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/ e em seguida inserir a url do mesmo e clicar no botão analisar, como apresentado na figura abaixo:

Google-PageSpeed

Após realizar este passo, a ferramenta irá fornecer uma nota/score que vai de 0 a 100 e um relatório com sugestões para otimizar a velocidade de suas páginas, como pode ser visto na figura a seguir.

Google-PageSpeed-sugestoes

Uma característica interessante desta ferramenta é a possibilidade de analisar as sugestões também para dispositivos móveis.

As sugestões apresentadas no relatório são categorizadas por ícones, os quais informam o grau de severidade do problema encontrado.

Google-PageSpeed-criterio

Aplicando uma das sugestões na prática

Ao realizarmos o primeiro teste em nosso site utilizando a ferramenta PageSpeed, obtivemos o resultado apresentado na figura a seguir.

UP-PAGE-SPEED

A primeira sugestão informada pela ferramenta, foi a de compactar os recursos utilizando um método de compressão sem perda de dados conhecido por gzip/deflate, com o objetivo de reduzir o número de bytes enviados pela rede.

Seguindo a sugestão da ferramenta, nossa equipe solicitou ao servidor de hospedagem que esta opção fosse ativada, o que você também pode fazer, no entanto neste artigo irei apresentar também como você pode implementar esta sugestão, mas antes de demostrar como fazer este procedimento, confira o nosso resultado após implementar a sugestão, na figura abaixo.

Page-Speed-Gzip

Com uma pequena alteração, foi possível otimizar bem o tempo de carregamento do nosso site, principalmente para opção Área de trabalho/Desktop visto que estávamos com uma nota/score abaixo da média.

Como implementar esta sugestão de compactação do gzip ou deflate?

Para quem utiliza WordPress, é possível implementar essa sugestão através da área administrativa do mesmo, contudo é necessário que você possua  o Plugin Wordpres SEO da Yoast instalado, caso não o tenha, você pode realizar o seu download através do seguinte link  http://yoast.com/wordpress/seo/.

Para os quem não utilizam o WordPress, é necessário alterar o código do seu arquivo .htaccess que se encontra no seu servidor manualmente, código este que será apresentado mais abaixo, ou solicitar ao seu servidor que o mesmo ative está opção de compactação como falado anteriormente.

Voltando ao WordPress, após a instalação do plugin, veja que uma aba com o título (SEO), foi adicionada ao seu menu lateral.

wordpress-seo-edicao-arquivos1

Selecione a opção Edição de arquivos  e altere o seu arquivo .htaccess diretamente pelo WordPress  adicionando o código que apresento logo abaixo ao final do que já existe. Atenção, tenha cuidado para não deletar o conteúdo já existente neste arquivo, você irá somente adicionar o seguinte código:

#mod_deflate
<ifmodule mod_deflate.c>
AddOutputFilterByType DEFLATE text/text text/html text/plain text/xml text/css application/x-javascript application/javascript text/javascript
</ifmodule>

Após a implementação desta sugestão,  acesse a ferramenta PageSpeed e realize novamente uma análise do seu site afim de verificar se a sua nota/score melhorou.

Outra opção para saber  se a compactação foi realmente realizada é acessar a ferramenta GidNetwork, ela irá te informar se está opção foi ativada, conforme a figura a seguir.

GZIP-ATIVADO

E então, gostou dessa dica e da ferramenta? Comente abaixo.

 

Sobre o Autor

allenvidal administrator

Deixe um comentário