[eBook] Como obter leads com anúncios no Facebook Baixe agora!

Conheça o Fact Check do Google para verificar se uma notícia é falsa

Conheça o Fact Check do Google para verificar se uma notícia é falsa

A Google disponibiliza, a nível global, o sistema de checagem de notícias, que passará a funcionar também no buscador da companhia.

Até então o recurso funcionava apenas no Google News, sendo que apenas alguns países utilizavam o tal. No entanto após a utilização, ele passará a funcionar para todos os usuários do Google e em todos os idiomas. Isso inclui também o buscador.

“As notícias interessam para as pessoas que procuram no Google informação credível com que podem contar. É por isso que demos vários passos para tornar mais fácil às pessoas encontrarem fatos verificados quando procuram informação sobre alegações incertas sobre diversos temas como saúde, educação, entretenimento ou crime”, afirmam o gestor de produto Justin Kosslyn e o investigador Cong Yu da multinacional tecnológica.

No sistema é aplicado uma etiqueta a links de notícia que foram passados por uma verificação. Aqui no Brasil, isso é realizado por Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública. Mas é preciso entender que nem todos os links irão contar com essa informação. Pode ocorrer de uma mesma notícia receba checagens diferentes por passarem em mais de uma organização que faz a verificação. “Mesmo que conclusões diferentes possam ser apresentadas, acreditamos que ainda é útil para as pessoas entenderem o grau de consenso sobre uma afirmação”, diz a empresa.

Sobre o Autor

allenvidal administrator

Deixe uma resposta