O SEO morreu! Tem certeza?

O SEO morreu! Tem certeza?

seo-morreu

Olá amigos, vejo muitas postagens em diversos blogs dizendo que o SEO morreu, SEO acabou, que principalmente as técnicas de SEO OnPage não são mais válidas, pois o Google mudou o seu algoritmo completamente nestes últimos anos.

É bem verdade que o Google vem aperfeiçoando e muito o seu algoritmo para trazer sempre resultados mais relevantes para os usuários, porém dizer que SEO morreu, seria um pouco de exagero não acha?

É preciso realmente fazer testes para poder afirmar com autoridade que isso é verdade.

Baseado em toda essa conversa, resolvi fazer uma pequena demonstração prática de que utilizar das técnicas mais simples de SEO OnPage,  pode melhorar sim o posicionamento do seu negócio na SERP do Google.

Antes da demonstração é importante ressaltar que SEO também é estratégia e não somente ajustes técnicos de otimização.

Então vamos lá…

Informações sobre a demonstração:

Localidade que está sendo realizada a pesquisa:
Juazeiro do Norte/CE.
Palavra-chave:
Criação de Sites Juazeiro do Norte
Resultado da pesquisa:
24/01/2013.

SEO OnPage

Perceba que o primeiro resultado orgânico apresentado é o seguinte site: www.georgelandim.com.br

Vamos analisar rapidamente este site para podermos entender alguns dos motivos do mesmo se encontrar em primeiro lugar na pesquisa.

01. O site tem um título resumido de 37 caracteres e contempla praticamente todas as palavras-chave da pesquisa.

02. A sua descrição é coerente, o que pode levar o usuário a clicar no seu link, aumentando assim o seu CTR (taxa de cliques) o que pode influenciar em um bom posicionamento.

03. Possui um SiteMap bem estruturado: http://www.georgelandim.com.br/sitemap.xml

04. E de acordo com a figura abaixo, ao entrar no site logo percebe-se que a palavra que está em foco e dentro de um cabeçalho de nível <h1> é a mesma que foi utilizada para realizar a pesquisa “Criação de sites Juazeiro do Norte”, e está logo no início do website.

Exemplo SEO OnPage

Sendo breve e conclusivo, temos uma otimização OnPage muito simples e devido a isso e outros fatores não analisados nesta demonstração este site está aparecendo em primeiro lugar para esta pesquisa.

No entanto SEO, como dito anteriormente não é só uma otimização técnica, SEO é um conjunto de estratégias, SEO é ser relevante para o usuário, se por acaso tivéssemos muitas empresas procurando estar no topo por esta palavra-chave, com certeza somente este tipo de otimização não seria o bastante, porém podemos perceber que o SEO em suas características mais simples ainda deve ser considerado, no entanto não me cansa repetir que SEO vai muito mais longe do que simples técnicas de otimização como as apresentadas neste artigo.

O objetivo do Google é entregar conteúdo relevante para o usuário e devido a isso o mecanismo de busca está sempre em constante evolução, mas o que o Google matou nas suas últimas e potenciais atualizações não foi o SEO, foram as más práticas.

Até a próxima!

Sobre o Autor

allenvidal administrator

Deixe um comentário